Conteúdo sobre CRM, Automação de Marketing, Business Intelligence e muito mais!

10 dicas para evitar que o e-mail caia no spam

10 dicas para evitar que o e-mail caia no spam

Recebemos muitos e-mails diariamente e, se olharmos nossa caixa de spam, podemos identificar alguns e-mail que não reconhecemos, mas também alguns e-mails importantes. Em 10 dicas, esse post tem o objetivo de ajudar você a evitar que o e-mail caia no spam. Vamos lá?

1- Palavras e expressões “spammers”

Evite utilizar as palavras “promoção”, “oferta”, “grátis”, “gratuito”, “não é spam” no assunto e corpo do e-mail. Essas palavras e expressões já foram muito utilizadas por spammers, pessoas que disparam muitos e-mails classificados como ruins e, por isso, e-mails que usam esses termos podem cair na caixa de spam.

2 – Letras em CAIXA ALTA

Não utilize LETRAS MAIÚSCULAS no assunto do e-mail. Esse formato também já foi muito utilizado por spammers, logo, se você disparar algo dessa forma, pode ser considerado um spam.

3- Cores e informações ocultas

Evite utilizar muitas cores no texto e não esconda informações em imagens ou por meio de fontes ocultas. Os provedores e servidores entendem que esse tipo de mensagem não é transparente com o usuário.

4- Links e Call To Actions

Não utilize encurtador de links e evite usar o termo “clique aqui”. Links curtam podem significar que o e-mail quer esconder algo. E a palavra “clique aqui” também está classificada como spam.

5- Listas de Transmissão e Assinaturas

Mantenha suas listas de transmissão atualizadas e com opção para o usuário cancelar o recebimento. Seu disparador de e-mails e os provedores foram preparados para “ler a qualidade” dos e-mails. Além disso, cada disparo de massa de e-mails gera respostas que qualificam a reputação do seu disparador.

Por isso, é muito importante você garantir que na sua lista tenha apenas pessoas nas quais você se relaciona ou que podem ter interesse em seu conteúdo. Pois as respostas enviadas como taxa de entrega, taxa de aberturas e rejeição serão boas, tornado sua lista e reputação com boa nota.

6- Receptores qualificados dos e-mail

Garanta que o receptor da mensagem tenha interesse em receber suas comunicações. Dessa forma, fará com que a taxa de abertura seja alta e de cancelamento e rejeição baixa, garantindo qualidade na sua lista.

7- Disparadores de e-mails

Utilize um disparador de e-mails confiável e faças as configurações necessárias (DKIM, SPF, Tracking, MX e DMARC).

Existem uma séries de ferramentas de disparos de e-mails. Porém, verifique se elas fornecem as opções de configurações mencionadas acima. Elas trarão segurança e garantia de qualidade nos seus envios, pois sua conta será analisada, verificada e autenticada.

8- Elabore um bom HTML

Siga boas práticas para a construção do um código HTML limpo e utilize imagens entre 600 e 800 pixels. Além disso, tenha certeza de que seu peça de comunicação é responsiva de forma automática.

Os códigos HTML são analisados pelos disparadores e servidores e, quando são mal elaborados, perdem notas e reputação. Sobretudo se a sua peça não é adaptada para celulares.

9- Indicadores de performance

Analise as taxas de entrega, abertura, cliques e rejeições do seu e-mail. Entenda o que cada indicador significa e trabalhe para melhor esses índices. Isso irá aumentar a qualidade da sua lista, assertividade da sua comunicação e, portanto, facilitará você atingir os seus resultados.

10- Conteúdo significativo

Envie conteúdos significativos para seus usuários e sempre cuide da qualidade e reputação do seu IP. Criar um conteúdo que gere valor para sua audiência é fundamental para que todos continuem a querer ouvir você. Portanto, capriche na criação.

Dica Extra

Personalize os envios dos seus e-mails, por meio do direcionamento dos nomes dos receptores. Isso lhe dará ainda mais relevância e autenticação de que você realmente conhece aquele usuário.

Esperamos que tenha ajudado. Qualquer dúvida, nos acione!