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Customer Data Platform: O que é, pra que serve?

Customer Data Platform: O que é, pra que serve?

Buscando informações sobre Customer Data Platform? Então acredito que esse post vai ajudar você. Tentei ser bem objetivo e simples para explicar o que é e pra que serve o CDP. Espero que ajude você de alguma forma! Se gostar, comente e compartilhe!

Com o crescimento das ações de Marketing Digital e campanhas de mídia acontecendo a todo vapor, surge um conceito ou melhor, um software para organizar todas essas ações em uma visão única. Vamos entender o seguinte: os consumidores (customers) tem necessidades e desejos de compra.

E portanto, até que eles efetivamente realizem a compra de fato de algum produto, acabam pesquisando em lojas, vendo reviews no youtube, acessando os sites do fabricante do produto interessado… Enfim, vasculham a internet a procura de informações e isso gera “dados de movimentos” até a compra final.

Esses dados de movimento podemos traduzir pela jornada até a compra. No entanto, se já existem os funis de marketing, os funis de venda, sistemas de CRM e até a própria criação da jornada de compra do meu consumidor, pra que eu preciso de mais um sistema?

O que é Customer Data Platform, afinal?

O que é Customer Data Platform?
O que é Customer Data Platform?

A tradução literal é Plataforma de Dados dos Clientes, simples seria se apenas com essa definição já entenderíamos o que é o Customer Data Platform (CDP). Mas, então vamos lá!

Um profissional de marketing, bem como sua equipe desenvolvem uma série de ações, projetos, campanhas para captar leads, identificar prospects, transformá-los em clientes e mantê-los fiéis a empresa.

Em função dessas ações realizadas, o lead até se transformar em cliente recebe inúmeros estímulos e os seus comportamentos resultam em dados. Estamos vivendo em um mundo orientado a dados, ou seja, organizar e entender esses comportamentos, pode ser uma mina de ouro para seu negócio!

O que são, como e onde esses dados são registrados?

Os dados de que estamos falando podem ser divididos em 4 segmentos:

  • Dados de identificação: nome, localização, contato, demografia e etc;
  • Dados de descrição: carreira, estilo de vida, familiares, hobbies, etc;
  • Dados comportamentais: visitas a sites, compras, cliques, transações de compras, atendimento, etc;
  • Dados qualitativos: que informam um contexto, tais como motivação, opinião, atitude, etc;

Pois bem, esses dados e informações são originados nos comportamentos das pessoas ao se relacionarem com as empresas, acessarem sites, utilizarem apps e etc. Essas informações captadas, registradas e organizadas pelo CDP, permitem a construção de uma visão única do perfil do cliente. Incrível não?

No entanto, se você leu o post que falamos sobre Customer Relationship Management (CRM) e Database Management (DBM), nesse exato momento, deve estar se perguntando:

Ué! Eu tenho um sistema de CRM. Conheço bem o meu cliente. Para que eu preciso de um CDP? Eu também já tenho um DBM. Que raios é, então, esse CDP? Qual a diferença entre CRM vs CDP? Qual a diferença entre DBM vs CDP?

Disseram os nossos pensamentos…

Vou tentar lhe explicar essas diferenças de modo prático. Mas vou precisar que você já tenha entendido o que é CRM e DBM, ok? Se não souber, leia os dois posts abaixo, antes de continuar esse texto.

Entendido? Então continuando e resumindo, achei um texto muito interessante que vale a leitura onde tem uma definição clara sobre Customer Data Platform:

O Customer Data Platform (CDP) é um software que agrega e organiza os dados do cliente em vários pontos de contato e é usado por outros softwares, sistemas e esforços de marketing. Os CDPs coletam e estruturam dados em tempo real em perfis individuais e centralizados de clientes.

Mas quais são as diferenças de um CRMe DBM?

CRM vs CDP: diferenças

CRMCDP
Captação de Dados ConhecidosCaptação de Dados Anônimos
Analisam Pipeline de Vendas e faz PrevisõesAnalisam comportamento e jornada de vida do cliente
Captação de dados offline e manuaisCaptação de dados online e offline
Captação de dados individualmente Vários pontos de captação de dados

Enquanto o CRM é um software nativo da empresa que trabalha com dados manuais e integrações internas de clientes e prospects conhecidos, o CDP tem a capacidade de se integrar com diversas plataformas online, para criar perfis únicos de pessoas, baseados em comportamentos On e Offline.

CDP vs DBM: diferenças

O DBM é um banco de dados construído pela empresa, a partir de fontes de informações conhecidas para suportar ações de marketing. Já o CDP é uma evolução do DBM, pois capta e registra as informações de campanhas e de comportamento do consumidor em um banco de dados e também faz análise preditivas e definem o perfil do cliente.

Pra que serve o Customer Data Platform?

Ele vai criar a visão única dos seus clientes, a partir de informações da web, dados de seus sistemas e integrações com outros softwares de consulta para garantir a qualidade, integridade e assertividade do perfil.

Serve também para unificar em tempo real todas as suas ações de marketing, vendas, comerciais, campanhas de mídia em um só diretório, além de enriquecer com informações de cookies, de dispositvos e endereços de IP gerados na web.

Além disso, ele oferece inúmeras vantagens:

  • Ajuda a organização no compartilhamento de informação única e precisa, onde a equipe financeira, comercial, de marketing, tributária e jurídica pode se abastecer dessa fonte atualizada em tempo real;
  • Realizam a coleta dos dados em fontes primárias, diminuindo as chances de erros e inconsistências;
  • Ajuda no entendimento da análise comportamental o seu cliente, bem como fornece insumos para a criação de gráficos de identidade.
  • Por fim, como já citado acima, servem como fonte de informação única.

Inclusive, se você quer obter mais informações sobre esse assunto, acesse o CDP Institute que traz muitas contribuições!

O que achou? Se estiver com dúvidas, comente aqui embaixo. De repente, podemos ajudar você.