Data Cleansing ou Data Cleaning são termos utilizados pelos profissionais de Marketing e de Dados e se referem à técnica de tratamento e limpeza de dados, conjunto de registros de dados, tabelas ou um banco de dados completo.
Essa técnica é utilizada para melhorar a qualidade, enriquecer e dar mais consistência e credibilidade nos dados em questão. Nós, da BMR, gostamos de exemplos, então vamos a eles!
Imagine que você realize campanhas de marketing por meio do Google Ads, Facebook Ads ou Mídia Programática com o objetivo de captar leads. Vamos definir que um lead seja considerado como o registro de nome, e-mail, endereço e telefone que foram capturados através do preenchimento de um formulário de uma LP (Landing Page).
Muito bem! Agora, dentro de várias campanhas de marketing que você realizou, há um número enorme de registros. Esses dados captados estão corretos? Eles estão completos? São dados únicos ou estão duplicados? São precisos e válidos? São dados relevantes para seu negócio?
Muitos registros na base?
O que queremos dizer é que, as vezes, você pode ter milhões de registros em seu banco de dados, mas será que todos eles são únicos, válidos e consistentes o suficiente para fazer sentido você tê-los e gerenciá-los?
Que tal então realizar uma limpeza e tratamentos desses dados? Realizar a correção de nomes, validar CEP, endereços, validar CPF, cruzar com informações de suas vendas, campanhas de marketing realizadas e etc? E verificar se todos os registros das suas campanhas e empresa são válidos e, mais que isso, podem gerar novos negócios.
Portanto, de forma resumida o Data Cleansing ou Data Cleaning promove um tratamento que limpa, enriquece e valida os dados de uma organização. E o ponto alto aqui é o seguinte: enriquecimento de dados.
Isso fará com que, por meio de processos inteligentes de cruzamentos de dados, algumas informações sejam extremamente apuradas.
Para que ele serve?
Precisamos fazer a seguinte pergunta para você:
Será mesmo que os leads que você capturou em uma campanha de marketing são válidos?
O Data Cleansing ou Cleaning permite entender se, após a captura das informações, os dados deverão ser mantidos e trabalhados em seu funil de marketing e de vendas e, portanto, terão chances de virar um relacionamento. Sua campanha de marketing terá um resultado mais apurado com relação ao Retorno do Investimento.
Quanto mais organizadas as informações, registros e dados em seu CRM, maiores as chances de você estabelecer um bom relacionamento com seus leads, prospects, clientes, parceiros e etc.
Como fazer isso?
O processo de Data Cleansing, geralmente, é realizado por profissionais especialistas em gestão de dados. Dependendo da complexidade, uma simples planilha com algumas funções e “famosos PROCVs” podem resolver alguns registros. Mas…
Se você possui muitos registros e milhares de linhas e colunas para serem tratadas, você precisará de soluções de Tecnologia para Tratamento de Dados.
A BMR – Marketing & Soluções Customizadas possui um produto chamado de Tratamento e Higienização de Dados. Consiste num serviço online em nuvem, sem a necessidade de instalação de software, em que o profissional consegue tratar inúmeros dados remotamente e diretamente do seu computador.
Essa tecnologia está disponível para todos os nossos clientes de projetos de CRM. No entanto, a contratação pode ser personalizada. Entre em contato conosco para saber mais!